sábado, 4 de setembro de 2010


Alimentação e doenças renais

Uma quantidade enorme de informações pode ser adquirida com as nutricionistas sobre uma dieta ideal para pessoas com doenças renais.Mesmo assim vou falar para vocês de alguns pontos específicos que penso serem importantes.

Para pacientes com insuficiência renal crônica estadio IV e V(menos de 30% da função renal):
  • Não coma carambola.
  • Não abuse de alimentos ricos em potássio como banana e melão.
  • Comidas com níveis elevados de fosforo podem ser prejudiciais se ingeridos em excesso. Carne vermelha, leite e alimentos industrializados são em sua maioria ricos em fósforo e devem ser ingeridos com moderação. A restrição de proteinas em 0,6g/kg de peso auxilia na preservação da função renal para pacientes que ainda não necessitam de diálise ou transplante.
Para pessoas com hipertensão arterial ou pressão alta:
  • Observe o sal nas suas refeições, principalmente nos lanchinhos. Quem tem pressão alta costuma colocar pouco sal no almoço e jantar, mas abusa nos lanches quando consomem enlatados, salgadinhos, bolachas e balas que são ricos em sódio. Não se esqueça que refrigerantes também tem quantidade significativa de sódio(Na) e devem ser consumidos com moderação.
  • A "barriguinha do chopp" está diretamente relacionada a pressão alta, infarto e devemos tentar evitar desde cedo para não ter este incômodo. Várias refeições ao dia em pequenas quantidades parece ser uma boa medida para evitar os excessos.
  • Folhas verdes são ricas em potássio que estão relacionadas a redução da pressão arterial, mas cuidado quem tem insuficiência renal com o potássio.
Para pessoas com cálculo renal:
É muito importante você conversar com o seu médico sobre a causa do seu cálculo renal. Pode ser na sua maioria por oxalato de cálcio, ácido úrico ou estruvita.
  • A restrição de alimentos com cálcio, como leite e seus derivados, em geral não deve ser feito. Quando restringimos cálcio absorvemos mais oxalato, substância que auxilia na formação de cálculos por oxalato de cálcio.
  • Cuide também com o sal pois podemos formar mais pedras pelo alto consumo de sódio.
  • Tome água e sucos ricos em citrato com suco de limão e laranja.
Para finalizar tenho uma dica para as mulheres que tem cistite de repetição ou infecção urinária:

  • Existe um suco, chamado suco de cramberry, que demonstrou em alguns estudos ser eficaz para diminuir os episódios de cistite nas mulheres. Tome um copo por dia.
Um grande abraço a todos.

Dr.Marcos Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário