quinta-feira, 9 de setembro de 2010




Pró-Rim é bicampeã. Estamos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil!

A Fundação Pró-Rim foi premiada novamente este ano. Estamos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar da Revista Você S/A Exame da editora abril. Somos bicampeões. Estamos muito felizes. Esta é uma avaliação extremamente séria com mais de 130.000 pessoas respondendo às perguntas sobre ambiente de trabalho, carreira, liderança e muitos outros quesitos,além de uma avaliação local pelos jornalistas da revista. A pesquisa dá uma nota final o IFT, índice de felicidade no trabalho, e a nossa nota foi 80,2. Isto certifica que as pessoas estão felizes trabalhando aqui. A avaliação destaca pontos importantes da instituição como satisfação e motivação, identificação com as causas da empresa, ações de desenvolvimento pessoal e de carreira e muitas outras. Penso que todos os pontos são importantes. A análise dos líderes da empresa e de como estes estão sendo vistos pelos colaboradores também acontece. A felicidade do funcionário está diretamente ligada às ações que os líderes estão realizando no dia- a -dia e como a missão da instituição está sendo disseminada por todos. O líder é o exemplo de conduta. Ele mostra como devemos ser no nosso ambiente de trabalho. Pró-ativo, com capacidade de se relacionar bem, dar metas e cobrá-las, disseminar a estratégia e gerar educação continuada. Temos grandes líderes na Pró-Rim.

Isto traz felicidade e reconhecimento. Isto reflete no tratamento. Cada vez mais acreditamos que pessoas felizes no trabalho, tratam melhor o paciente de forma humanizada, com amor e atenção.

Temos gente com amor pelo que faz em todas as áreas da Pró-Rim.

Você que está lendo está matéria e não participa da Pró-Rim, junte-se a nós. Colabore com a Pró-Rim. Você pode ser um colaborador com pequenas contribuições mensais na conta de luz ou telefone ou pode ser um voluntário, um professor, um médico, um enfermeiro, um operador de call center. Pode ser,... Basta ter boa vontade e fazer o bem. Basta amar as pessoas e sorrir. Isto faz a diferença.

Obrigado a todos os colaboradores. Este prêmio é nosso. Vamos continuar a nossa missão. Vamos Salvar Vidas.

Parabéns Pró-Rim!

Dr.Marcos Vieira

Diretor Clínico

sábado, 4 de setembro de 2010


Alimentação e doenças renais

Uma quantidade enorme de informações pode ser adquirida com as nutricionistas sobre uma dieta ideal para pessoas com doenças renais.Mesmo assim vou falar para vocês de alguns pontos específicos que penso serem importantes.

Para pacientes com insuficiência renal crônica estadio IV e V(menos de 30% da função renal):
  • Não coma carambola.
  • Não abuse de alimentos ricos em potássio como banana e melão.
  • Comidas com níveis elevados de fosforo podem ser prejudiciais se ingeridos em excesso. Carne vermelha, leite e alimentos industrializados são em sua maioria ricos em fósforo e devem ser ingeridos com moderação. A restrição de proteinas em 0,6g/kg de peso auxilia na preservação da função renal para pacientes que ainda não necessitam de diálise ou transplante.
Para pessoas com hipertensão arterial ou pressão alta:
  • Observe o sal nas suas refeições, principalmente nos lanchinhos. Quem tem pressão alta costuma colocar pouco sal no almoço e jantar, mas abusa nos lanches quando consomem enlatados, salgadinhos, bolachas e balas que são ricos em sódio. Não se esqueça que refrigerantes também tem quantidade significativa de sódio(Na) e devem ser consumidos com moderação.
  • A "barriguinha do chopp" está diretamente relacionada a pressão alta, infarto e devemos tentar evitar desde cedo para não ter este incômodo. Várias refeições ao dia em pequenas quantidades parece ser uma boa medida para evitar os excessos.
  • Folhas verdes são ricas em potássio que estão relacionadas a redução da pressão arterial, mas cuidado quem tem insuficiência renal com o potássio.
Para pessoas com cálculo renal:
É muito importante você conversar com o seu médico sobre a causa do seu cálculo renal. Pode ser na sua maioria por oxalato de cálcio, ácido úrico ou estruvita.
  • A restrição de alimentos com cálcio, como leite e seus derivados, em geral não deve ser feito. Quando restringimos cálcio absorvemos mais oxalato, substância que auxilia na formação de cálculos por oxalato de cálcio.
  • Cuide também com o sal pois podemos formar mais pedras pelo alto consumo de sódio.
  • Tome água e sucos ricos em citrato com suco de limão e laranja.
Para finalizar tenho uma dica para as mulheres que tem cistite de repetição ou infecção urinária:

  • Existe um suco, chamado suco de cramberry, que demonstrou em alguns estudos ser eficaz para diminuir os episódios de cistite nas mulheres. Tome um copo por dia.
Um grande abraço a todos.

Dr.Marcos Vieira

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Educação é Saúde











Estive há quinze dias atrás no México e aprendi a importância da Educação no tratamento de pacientes com doença renal. Vi que quanto mais educado o paciente e a equipe estiverem, menores são os índices de infecção, internação, e por consequência, melhor será a sobrevida do paciente. Penso que isto pode ser extrapolado para todas as pessoas. Quanto mais aprendermos em como nos cuidar , mais saudáveis seremos e melhor viveremos. Tratamento individualizado. Educação para todos. Estas palavras estão na moda. Na moda mesmo são atitudes pessoais em prol da saúde. Mudar não é fácil. Pense! Você que critica o tabagista, já comeu seu cachorro quente hoje? Seu hamburguer ou sua pizza? Já deu sua caminhada? Já comeu metade do que costuma comer? Não é fácil. Talvez tão duro quanto parar de fumar é mudar pequenas atitudes que prejudicam sua saúde e também a sociedade. Não sou a favor do tabagismo, pelo contrário. Sou a favor da saúde. Quem sabe podemos começar com uma caminhada e um bom livro. Educação é saúde.Pense nisso!




Dr.Marcos Vieira

domingo, 29 de agosto de 2010

Vinho e penne. Bom para o fim de semana!


Hoje eu e minha esposa fizemos um penne com molho vermelho. Ótima pedida para quem quizer comer bem e realizar um dieta saudável. Esta refeição pode ser acompanhada de uma taça de vinho ou de um bom suco de uva. O vinho é rico em uma substância chamada resveratrol. Muito se fala que ela promove uma proteção cardiovascular por ter atividade antioxidante. O importante é que a moderação tanto na dieta quanto no álcool associado a um momento de prazer com a família fazem a gente viver mais com toda a certeza.